sábado, novembro 18, 2006

POSIÇÃO DO SE DÊ CONTA DIANTE DA MORTE DA MODELO ANORÉXICA

Diante da polêmica sobre a morte da modelo anoréxica queremos expressar nossa opinião como profissionais que atuam na área de tratamento e prevenção de Transtornos Alimentares.
Discutiu-se nos últimos dias muito se muitas modelos possuem Transtornos Alimentares. De fato esse é um meio onde a magreza é super valorizada, sendo inclusive uma condição imprescindível para o sucesso na profissão.
Há uma distorção na forma como o corpo da modelo é percebido pela sociedade. O corpo normal é visto como gordo e o corpo magérrimo é visto como normal e ideal.
Em vez de focar nessa questão a mídia têm afirmado que poucas modelos tem transtornos alimentares e que a maioria delas é naturalmente magra e não apresenta nenhum problema.
A questão é outra: modelo é “modelo”. Modelo significa servir de exemplo. Servir de exemplo de beleza, de corpo e de sucesso.
Se a maioria das modelos tem a “sorte” de ser naturalmente magra, a maioria das mulheres sofre fisicamente e psicologicamente para alcançar essas idéias inatingíveis.
Pensamos que ao invés de discutir, nesse momento, se as modelos são ou não naturalmente magras este seria um bom momento para se discutir porque nossa sociedade escolhe a magreza extrema como modelo ideal de beleza.
A morte de Ana Carolina, também colocou a anorexia na pauta, com muitas matérias, depoimentos e entrevistas. Sim, é preciso alertar pais, educadores e sociedade sobre o problema dos Transtornos Alimentares. Mas é preciso também pensar em estratégias de prevenção, e já há iniciativas em nosso meio, conheçam nosso trabalho:

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, tudo bem? Parabens pelo Blog, eh muito bom ver pessoas que se preocupam com isso. Eu sou magra, minhas colegas estavam super preocupadas comigo, e depois de saber dessa modelo eu passei a me alimentar melhor. Nao quero um destino igual o dela. Vi sua carta na revista veja, e vim aqui visitar. Pena que as escolas nao abrem o olho.

Anônimo disse...

Ola... primeiramente gostaria de dizer que gostei muitoo.. do seu blog, acho que hj em dia esta sendo melhor abordado os assuntos sobre TA.
Parabens

bjus