domingo, fevereiro 15, 2009

CARTA ENCAMINHADA AO GAROTA FANTÁSTICA

Domingo passado (8 de fevereiro) vocês exibiram mais um episódio do quadro "Menina Fantástica". Desta vez vocês colocaram, na casa onde as garotas estão, duas geladeiras: uma com alimentos "permitidos" para as modelos, selecionados por uma nutricionista, e outra com alimentos "proibidos" ou "engordativos". Depois denunciaram que uma das participantes estava com uma alimentação extremamente restrita e até foram exibidos depoimentos das concorrentes. Como profissionais e estudantes de nutrição ficamos chocadas, por dois motivos.
Inicialmente porque não existem alimentos "proibidos" ou "permitidos", "ruins" ou "bons", "que emagrecem" ou "engordativos". A chave para uma alimentação equilibrada é justamente a combinação de todos os grupos de alimentos (cereais, laticínios, legumes, verduras, frutas, leguminosas, carnes, doces, gorduras etc), ainda mais na idade em que estas meninas estão! O importante é ajustar a quantidade e frequência dos alimentos. Só isso. Inclusive a Associação Americana de Nutrição preconiza que os nutricionistas não classifiquem os alimentos isoladamente e sim falem da alimentação como um todo, evitando condenar ou glorificar alimentos específicos.
O segundo motivo pelo qual o programa me desagradou foi pelo fato de que houve uma crítica a respeito da alimentação de uma das participantes (aquela comia pouco), sendo que elas estão vivendo nesse ambiente que reforça a preocupação exagerada, radical e distorcida com a alimentação. Como vocês puderam criticar alguém por algo que vocês mesmos construíram dentro do programa? Lembramos da época em que uma modelo brasileira morreu de anorexia nervosa. Todos os meios de comunicação criticaram a indústria da moda, mas esqueceram da sua responsabilidade por terem massificado e divulgado uma cultura que prioriza a magreza e a beleza acima de todas as outras características sociais e que acredita que uma dieta restritiva (com essa visão de alimentos ruins X bons) é saudável. Não basta ter uma nutricionista e uma cozinheira no programa, é necessário trabalhar os valores e significados que a alimentação e o corpo têm nessas situações. Se os profissionais envolvidos agem conforme os ditames da ditadura da beleza, a promoção da saúde e a prevenção de doenças tornam-se inviáveis.
Thaís Leão - Estudante de Nutrição FSP/USP - aluna do curso júnior de transtornos alimentares do AMBULIM

Um comentário:

Papu Morgado disse...

Parabéns pelo Blog.
Foi com muita alegria que eu descobri o movimento Se dê conta e tenho falado sobre ele no meu blog.
Aqui no Brasil são muito poucas as iniciativas neste sentido e me proponho a divulgar o trabalho de vcs cada vez mais.
Publiquei a carta ao Garota Fantástica no meu blog, com os devidos créditos. Na semana passada fiz uma postagem sobre o assunto e achei a carta muito esclarecedora. Um grande abraço