segunda-feira, outubro 14, 2013

SE DÊ CONTA 2013



Se dê Conta 2013 - QUESTIONE!





O GENTA realiza a Semana de Conscientização sobre Transtornos Alimentares e Obesidade - a Se Dê Conta, desde 2004, com o objetivo de alertar para o problema dos transtornos alimentares e da obesidade, e promover discussões sobre a ditadura da beleza e a obrigatoriedade das dietas.

Convidamos você a participar dessa reflexão e questionamento sobre os padrões de corpo, de imagem corporal, e de alimentação saudável.

Após enviar sua foto para genta@genta.com.br acompanhe nosso facebook (https://www.facebook.com/gentabrasil) que divulgaremos as fotos lá!


Dois projetos internacionais nos inspiraram:

https://www.facebook.com/TakeBackBeauty
 (ou “beleza redefinida”)
http://www.whatibeproject.com/images/ (“o que eu sou”). E a participação de todos é bem vinda neste questionamento!

Apoiam a nossa campanha grupos e pessoas que também questionam:
Beleza sem tamanho: http://belezasemtamanho.com/

Nota: Somos um grupo de nutricionistas que trata a alimentação em todos os seus aspectos, não só os fisiológicos, mas também o social e emocional. Através do nosso trabalho discutimos os efeitos da cultura e da mídia sobre o ideal corporal e as consequências das dietas restritivas. Nossa discussão é a favor de um modelo de saúde que se baseie no equilíbrio. Somos contra um modelo único de dieta e nutrição. Somos a favor da comida e do comer bem sem dicotomias de “certo ou errado” ou de “melhor ou pior”. Somos a favor do bom senso na maneira de comer. Na SE DÊ CONTA desse ano propomos uma reflexão em meio ao paradoxo em que nos encontramos, no qual a prevalência da obesidade e dos transtornos alimentares não para de crescer, mesmo com tantos "recursos" à disposição. Evidências científicas apontam que dietas não funcionam; que a glorificação da magreza e "corpo perfeito" só aumenta a insatisfação corporal; que ideais restritos e perfeccionistas sobre a alimentação saudável não tornam as pessoas mais saudáveis.

Nenhum comentário: